Os veículos em fim de vida são um verdadeiro potencial de acumulação de resíduos que libertam substâncias tóxicas como óleos e combustíveis que por lixiviação e percolação contaminam as linhas de água adjacentes e os lençóis freáticos.
Deste modo, e tendo como ponto de partida a adequada gestão dos veículos em fim de Vida (VFV), a RCR efetua serviços de recolha, recepção, descontaminação e desmantelamento de veículos em fim de vida e facultará a emissão dos respectivos certificados de destruição.
A RCR disponibiliza diverso material resultante do desmantelamento dos Veículos em Fim de Vida susceptível de ser reutilizado.
- Recolha de veículos / Recepção de veículos
A RCR possui na sua frota um veículo específico para recolha e transporte de VFV. Após a recepção do VFV nas instalações da RCR e do controlo da documentação necessária, a empresa procederá à emissão do Certificado de Destruição e ao cancelamento da respectiva matrícula, junto do IMTT.
- Descontaminação e desmantelamento
Os veículos em fim de vida constituem um grave problema para a saúde pública e para o meio ambiente a RCR, apresenta-se como uma empresa devidamente licenciada e tecnologicamente avançada para a gestão, triagem, valorização e reaproveitamento dos componentes que os constituem.
A RCR, após a emissão do certificado de destruição procede a dois tipos de operações: descontaminação e o desmantelamento do VFV.
É na etapa de Descontaminação que se realiza a operação de despoluição (remoção de todos os resíduos perigosos), bem como a remoção e dos pneus e dos acumuladores (baterias). Após esta etapa os VFV deixam de ser considerados resíduos Perigosos.
É na etapa de Desmantelamento que se procede à classificação dos componentes e resíduos susceptíveis de serem reutilizados ou reciclados.
Todos os componentes ou materiais susceptíveis de reutilização são armazenados em locais adequados.